segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lar, doce lar


Junho 2014

Eu mal tinha acabado de me acomodar no apartamento e recebemos a notícia que a mudança já tinha chegado do Brasil. Levou menos de um mês dessa vez, bem rápido.

Era hora de começar a buscar um lugar definitivo pra morar aqui em Stavanger.  Eu sabia que os aluguéis eram caros. O que eu não sabia, é que a a maior parte dos imóveis para alugar já vinham mobiliados. E onde eu ia colocar a minha mudança???  Foi a maior furada ter trazido tudo do Brasil pra cá. Devíamos ter deixado nossas coisas num guarda-móveis por lá mesmo e teríamos evitado um monte de problemas e $. Enfim, essa era a nossa realidade, Fica o aprendizado...sempre procurar saber se o lugar pra onde estamos indo tem imóveis para alugar com ou sem mobília.

O jeito era procurar. Comecei a me dedicar 100% a olhar os sites de imóveis e conversar com consultores. Eu queria muito um apartamento e cheguei a olhar uns bem bacanas na Verven,  uma rua cheia de prédios novos e lindos, próxima ao Centro da cidade,  de frente pro mar...um sonho! Mas o preço...sem chances.

O site onde existe mais ofertas é mesmo o FINN.NO Ali  a gente já encontra todas as informações necessárias e já fica sabendo quando o imóvel estará aberto pra visitação. O duro é procurar imóveis sem ter a menor idéia dos bairros que existem na cidade e as facilidades de cada um. Eu me sentia totalmente no escuro. Minha referência era o local de trabalho do meu marido e o Centro de Stavanger. Precisava ser alguma coisa meio que entre os dois.

E o pior de tudo é procurar imóvel tendo que se locomover de ônibus e com o Google maps na mão pra tentar chegar no horário e não se perder. 

OBS: Todo mundo acha que a gente tem uma vida de sonho quando mora fora do país, mas ninguém tem idéia dos apertos que a gente passa. Por isso gosto de escrever no blog e contar um pouco da realidade do expatriado. Não tem nada fácil!

Mas voltando à peregrinação depois dessa  “choramingada” rsrsrsr. Todos os dias eu fazia uma seleção de muitas casas, entrava em contato com os anunciantes, via as possibilidades do imóvel ser alugado sem mobília e checava a localização. Estava praticamente impossível achar um apartamento nas condições que precisávamos e dentro do budget  com o qual podíamos arcar. 

Resolvi então olhar algumas casas também, mas já imaginando o trabalho que EU teria com neve, jardim e manutenção em geral.  Já estava escaldada com a Austrália e queria simplificar a minha vida.

Ok, dentre as casas e apartamentos que visitei, uma me chamou especial atenção. Ficava em Hinna, um bairro superesidencial a 15 minutos de ônibus do Centro da cidade e a 9 km do trabalho do meu marido, que usa a bicicleta pra se locomover até a empresa.  E pra completar, da pequena varandinha, uma linda para o Gansfjord!









Essa casa é na verdade um chalezinho, anexo a uma bela casa, onde moram os donos, que são uma simpatia, além de nossos vizinhos. E eles cuidam do jardim!!! E eu ainda posso colher flores e maças do quintal!

~




E adivinhem? SEM MOBÍLIA e com tudo que precisávamos e não queríamos ter que comprar de novo: máquinas de lavar e secar, fogão, geladeira e lava-louça. E com lareira!!!!

A casa é pequena, mas  no sótão, sob ambos os lados do telhado, contempla uma área de depósito excelente, exatamente o que eu vinha buscando por conta da quantidade de caixas que vinham na mudança, mas que nós nem chegaríamos a abrir. 

Esse negócio de viajar com a casa nas costas não está mais funcionando... DESAPEGAAAAA!

Fechamos negócio e nos mudamos nos primeiros dias de Julho.  Quando a mudança chegou, mal andávamos dentro da casa e eu passei dias tentando fazer caber os móveis de uma casa grande ...num chalezinho. Haja disposição!

Pra fazer uma história longa curta, hoje estamos muito contentes com nossa casinha. No Verão, sentávamos na varanda todos os dias pra ver o por do sol e  bebericar uma cerveja.
Hoje, já em pleno Inverno,  vemos a neve cobrir todos os telhadinhos de Hinna ou as nuvens pesadas das frequentes chuvas invadirem o céu do fiorde bem à nossa frente. 




Não importa a estação, nossa vista é um verdadeiro cartão postal!



Mais descobertas ainda: atrás daqui de casa tem um bosque lindo, cheio de trilhas pra caminhadas e cavalgadas.  É bem pertinho, dá pra ir à pé. 








Também temos dois mercados, um correio, uma padaria, dois restaurantes  e um Centro Médico.

Agora vem a melhor parte. A menos de 1 quilômetro daqui, fica Vaulen, um outro bairro belíssimo onde há uma prainha  muito pitoresca,  onde no Verão as crianças ( e eu, claro) se divertem nas calmas águas  desse recuado e protegido cantinho do  Gansfjorde.





Ah e ali também é o ponto de partida de várias trilhas onde até hoje adoro caminhar aproveitando um visual inusitado pra mim e que muda de cara a cada estação.









Ponto pra gente! Morar em Hinna é definitivamente um presente!











Nenhum comentário:

Postar um comentário