terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que fazer quando chega o Inverno e a escuridão?

Quando vai chegando o Inverno, atrelado a ele vem o período de escuridão, o que significa que amanhece às 9 horas e escurece em torno das 15h30min.

Além disso, chove muito em Stavanger e o vento que "corta" e o frio não deixam a gente ficar muito do lado de fora. 

Os noruegueses não costumam ligar muito pra isso e saem de casa de qualquer jeito, mas uma “carioca” como eu, acostumada ao sol...bem, aí já é diferente.

O jeito é tornar a sua casa o melhor lugar do mundo e buscar as atividades indoor para as horas de lazer – vale leitura, séries e filmes na TV, cineminha com pipoca, patinação e até nadar nas piscinas públicas.

Cinema

Ir ao cinema aqui não é barato, mas é uma boa opção. Só fui ao cinema no Centro da cidade umas duas vezes e tive que me certificar que o filme era EM INGLÊS. Já imaginou se chego lá e descubro que foi dublado para o norueguês?

As salas são pequenas, assim como as telas – pelo menos nas que frequentei, mas sei que existem preços diferenciados para salas “Vips”, provavelmente com super telas e poltronas mais confortáveis. 

O preço normal por pessoa fica em torno de 120 NOKS e mais 80 pra pipoca porque sem ela não tem a menor graça, certo?

Ah,  cinema aqui se chama KINO e se pronuncia CHINO.

End: Nygata 15 (2.etg),  Stavanger Sentrum




Piscinas públicas 

Outra opção indoor que já experimentei e adorei foi a piscina pública no centro da cidade - Stavanger Svømmehall.  

O preço é ótimo e não há limite de horário, até porque a piscina é bem grande e nunca fica lotada. São 50 NOKS para entrar e você só precisa levar sua toalha, um maiô e uma touca.

São 3 espaços diferentes: uma piscina para adultos, de 50 metros com raias delimitadas, uma para crianças, menor e mais rasa e um “tanquinho” para bebês, todas logicamente aquecidas.  Como estava com a netinha de uma amiga, nadei nas três! Rsrsrs






Se você é daquelas pessoas que têm pânico de frequentar piscinas publicas com medo da higiene, posso tranquilizar você. É td muito limpo e a água bem clorada e clarinha.
Os vestiários e banheiros são amplos e tudo é muito prático e compartilhado sem pudores.  
End: Lars Hertervigs gate 4 Stavanger Sentrum

Patinação

E ainda na linha “preciso me exercitar mesmo no Inverno” e descartando as academias de ginástica, que são mesmo as mais procuradas, existem os rinques de patinação no gelo. O valor de 1 hora é 50 NOKS e já inclui o aluguel dos patins e o capacete de segurança.

Aqui pertinho da minha casa, existe um rinque enorme chamado Sørmarka Arena. Abre de 8 às 22 horas.

Endereço: Sørmarkveien 20

Nesse rinque, assim como na maioria, também acontecem partidas de hockey no gelo e é bem comum encontrarmos alguns jogadores treinando ou um jogo acontecendo (no rinque ao lado)  enquanto você patina.

No último Domingo fui patinar com uma amiga no IsHall porque o Sørmarka estava fechado. Também é um espaço excelente e muito bem cuidado. 

Endereço: Ishockeyveien 180 - ao lado do DNB Arena.


Eu e os patins profissionais que herdei da mamãe


Me impressionou o tamanho dos rinques se comparados com os que temos no Brasil, tão pequenos e lotados. Esses são enormes e a gente pode cair à vontade, sem medo de ser pisoteado. E como são lisinhos! Diga adeus as pistas esburacadas!



Ah, e o mais legal de tudo. Eles tem uns pinguins (que são como os andadores de crianças) para ajudar os  patinadores iniciantes, crianças e bebês!  Show!!!



Tenho lembranças fantásticas da minha infância quando ainda existia a pista de patinação do Tivoli Parque, na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio.

Mais tarde, já com meus filhos, patinamos num rinque da Barra e bem recentemente, fui com meus sobrinhos patinar em Mogi das Cruzes. Sempre uma delícia.



Minha mãe, com o espírito jovem,  amava patinar e comprou em uma de suas viagens um par de patins profissional, que hoje está comigo, sendo muito bem aproveitado.


O que eu não esperava era que,  depois de tanto tempo, sentiria a mesma sensação de liberdade  e diversão de tantos anos atrás! Eu e Luisa nos divertimos pra valer!



Um comentário:

  1. Puxa, pensei que o cinema era caro na Australia, ai custa mais caro ainda ($23!!)
    Adorei esses penguins para patinar no gelo, no ultimo inverno puseram um ice-rink na cidade durante umas semanas e tinha la esses penguins tambem que achei uma graca.

    ResponderExcluir