quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Vamos à praia?


Julho/ 2014

Nunca imaginei que iria à praia na Noruega e nem que seria possível sentir calor, ficar bronzeada e mergulhar nas gélidas águas do Mar do Norte.

Mas aos desavisados informo: me disseram que o Verão de 2014 foi absolutamente atípico. Minha amiga Celma, que mora em Stavanger  há mais de 12 anos, disse que ainda não tinha mergulhado aqui. 

O fato é que depois que me mudei pra Hinna, passei a dar caminhadas regularmente e sempre que a Celma podia, passava por aqui de carro e me “rebocava” pra diferentes lugares, sempre buscando o sol. 

E foi assim que conheci praias muito lindas aqui em Stavanger e dei meu primeiro mergulho, depois de uma longa caminhada pela areia.



Esse foi em Sola (se fala Sula) num dia de muito sol e sem água viva no mar. Sim, porque aqui, dependendo das marés, o mar pode estar cheio de águas-vivas tipo paraquedas, com longos tentáculos.  É sempre bom dar uma olhada antes de cair na água.

Solastranden (Sola) tem 2,3 quilômetros de extensão e é a praia mais popular de Stavanger. Fica pertinho do aeroporto da cidade e é muito frequentada pelos fãs de esportes aquáticos. Ótima pra quem ama o Wind e kitesurf!  O estacionamento, um quiosque e o vestiários, podem ser encontrados próximos ao Sola Strand Hotel.






Outra praia muito lindinha, bem perto de Sola é Olberg. Fomos algumas vezes pra “lagartear” sob o sol. Essa praia é mais frequentada pelas famílias que levam as crianças pra aproveitar o mar claro e calminho, uma delícia!






Abaixo, fotos de Olberg tiradas no Inverno





Continuando pela estrada de Sola e Olberg, encontramos mais à frente uma praia linda, que infelizmente só fui conhecer no Inverno, depois que a Bia postou uma foto: Hellesto-stranden. No dia que a visitei, ventava tanto que eu mal consegui sair do carro pra fotografar a praia. Ainda volto lá quando estiver mais quentinho...









Mais pertinho de casa fica Vaulen, que já mencionei em outro post. Eu costumava caminhar de manhã pelas trilhas que se estendem pela orla e depois ler um livro, observando as crianças de cabelos branquinhos e olhos muito azuis  brincarem na areia. Ou ir à tardinha, estender a toalha e olhar a paisagem tranquila dessa pequena enseada.





Pra quem só tinha a expectativa de frio e chuva, o Verão no Mar do Norte foi uma grata surpresa pra essa “carioca" que vos fala.

Que assim seja...e pra onde eu for, que haja SOL!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário