Com a
proximidade da vinda dos meus filhos pra Stavanger, achamos que deveríamos nos
preparar melhor pra fazermos alguns passeios, principalmente porque a idéia era
reunir a família no Natal e portanto, chegariam em pleno Inverno.
Stavanger
é uma cidade muito bem servida em termos de transporte público. Trens e ônibus circulam em curtos intervalos
por toda a cidade, sob a administração da Kolumbus.
É
possível verificar através da Internet, o timetable de todos os transportes,
todos os dias. E pelo Google maps, podemos buscar o ônibus ou trem que serve a
região do nosso destino. Os ônibus e trens são pontuais e confortáveis.Mas a
passagem é caríssima, as usual. As estações de ônibus são geralmente cobertas e os números e horários dos ônibus ficam afixados em um painel nessas estações.
E dentro dos ônibus existem painéis que vão sinalizando e falando os nomes das próximas estações.
Minha
única queixa, além do preço (37 NOKs por 3 zonas), fica por conta da falta de educação e gentileza dos
motoristas (não é regra). Geralmente não são noruegueses e têm uma baita má
vontade em ajudar ou dar qualquer informação. Mas repito, nem sempre é assim.
E fomos
nos “virando” sem carro desde que
chegamos na cidade...
Claro que
contamos com inúmeras “caronas amigas” que sempre foram mais que bem vindas.Quantas
vezes minhas “anjas” me levaram ao mercado só pra eu não ter que carregar
peso...Quantas vezes ganhamos carona depois de uma festa, numa noite já bem
fria... Gratidão é a palavra, como diria uma amiga carioca.
Nosso
endereço fica bem no alto de um morro e isso significa SUBIR À PÉ com as
compras do mercado nas costas, literalmente. Sim, porque eu tinha que comprar
pouca coisa de cada vez para que tudo coubesse dentro do meu mochilão, única
forma de conseguir levar as coisas ladeiras acima. Fiquei até mais sarada nessa
época! Rsrsrsr
Anyway, no Inverno tudo começou a ficar bem mais
complicado. Já no Outono chovia o tempo todo e com a chegada do frio intenso, ficou
desanimador fazer compras e ter que percorrer essa grande distância em subida.
Estava decidido...Inverno chegando junto com os filhos. Tínhamos que
providenciar um carro.
Sabíamos
que um carro aqui custa caro, bem diferente da realidade que vivemos na
Austrália, onde você pode ter carros fantásticos a preços inacreditavelmente
baratos.
Nos
informamos com amigos sobre documentos, custo de revisões e eventuais
vistorias. Estabelecemos o valor máximo que gostaríamos de gastar e fomos à
luta. A busca, assim como para alugar casa, foi pelo FINN.NO
http://www.finn.no/bil/
Como o site é em norueguês, se você não conseguir tradução, entre na seção BIL (que significa CARRO)
Separei
mais de 30 opções de carros usados e percebi que teríamos que comprar um carro
bem antiguinho e já rodado.
Fazer o que? A gente dança conforme a música...
O que era
importante? Que o carro estivesse em bom estado e com a vistoria que é válida por dois anos já feita. Soubemos que essas vistorias podem custar mais que o valor
do carro no caso do carro precisar de reparos ou revisões muito grandes. E
carro velho...nunca se sabe
Depois de
muitos telefonemas de sondagem de preços e condições, qual não foi a minha
surpresa? Acabamos comprando um carro em ótimo estado de uma brasileira –
percebi logo pelo nome.
Ficamos
muito satisfeitos com o Renault Mégane 2004 que nos serve muito bem até hoje. Únicas
providências para fechar a compra: tivemos que trocar o dispositivo obrigatório de cobrança de
pedágios (que fica no nome do proprietário do carro), ao custo de 300 NOKS e fazer o seguro, também obrigatório, que não
sai por menos de 2.000 NOKS. Os documentos novos do carro chegariam pelo
correio. Aliás, isso me lembra que ainda não chegaram...
E o
melhor...o carro já veio com pneus all
season , que servem tanto para o Inverno como para as outras estações.
Normalmente, todos os carros vêm com dois jogos de pneus e você tem que trocar
quando entra o Inverno. São pneus especiais, que ajudam a não escorregar no
gelo ou na neve. O nosso é só um jogo porque têm essa dupla função.
Ah sim! E
todos os carros aqui já vem com ABS (anti blocking system), que é o mecanismo
de segurança dos freios. E também com aquecimento, até nos assentos...indispensável!!! Só fico com saudades dos automáticos. Esse é beeeeem mecânico. rsrsrsrsr
Aí você
pergunta: e pra dirigir na Noruega, a carteira brasileira serve? NÃO, não
serve. Mas como eu também tinha a carteira australiana, fui até o Statens
Veigvessen (tipo DETRAN daqui) e depois de deixar a minha licença australiana (eles
não permitem que vc tenhas as duas), recebi uma licença provisória norueguesa de 3 meses.
Nesse
período, eu poderia dirigir e me informar sobre as leis de trânsito locais até
fazer um exame prático e receber a carteira de motorista definitiva, se
passasse, claro!
Fique
esperto, se você tem uma carteira
brasileira e vai precisar de uma norueguesa, tem que fazer várias aulas e provas e isso
custa “os olhos da cara”. Mais de 30.000 NOKS – perto de US$5.000.
No meu
caso, só a prova prática seria necessária, já que a Austrália faz parte do
seleto grupo de países com esse “privilégio”. E mesmo assim, gasta-se em torno
de 15.000 a 20.000 NOKS entre inscrições a algumas aulas para nos informarmos
sobre a sinalização e as leis locais de trânsito.
É muito importante você saber
como funciona tudo na época da escuridão e principalmente fazer o simulador de
direção escorregadia. Quem vem do Brasil – ou da Austrália – não tem idéia de
como o carro se comporta no gelo ou na neve e o que tem que ser feito pra
evitar acidentes.
Segurança
SEMPRE em primeiro lugar!
O resultado disso tudo foram inúmeros passeios com nossa filha, porque nosso filho acabou não vindo...snif snif
Valeu! O carrinho tem se comportado muito bem e a gasolina dura uma eternidade. Pois é...carro a dieses aqui também é uma fortuna!
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