quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Comprando um carro na Noruega e tirando a carteira de motorista



Com a proximidade da vinda dos meus filhos pra Stavanger, achamos que deveríamos nos preparar melhor pra fazermos alguns passeios, principalmente porque a idéia era reunir a família no Natal e portanto, chegariam em pleno Inverno.
Stavanger é uma cidade muito bem servida em termos de transporte público.  Trens e ônibus circulam em curtos intervalos por toda a cidade, sob a administração da Kolumbus.





É possível verificar através da Internet, o timetable de todos os transportes, todos os dias. E pelo Google maps, podemos buscar o ônibus ou trem que serve a região do nosso destino. Os ônibus e trens são pontuais e confortáveis.Mas a passagem é caríssima, as usual. As estações de ônibus são geralmente cobertas e os números e horários dos ônibus ficam afixados em um painel nessas estações. 

E dentro dos ônibus existem painéis que vão sinalizando e falando os nomes das próximas estações.

Minha única queixa,  além do preço (37 NOKs por 3 zonas), fica por conta da falta de educação e gentileza dos motoristas (não é regra). Geralmente não são noruegueses e têm uma baita má vontade em ajudar ou dar qualquer informação. Mas repito, nem sempre é assim.

E fomos nos “virando”  sem carro desde que chegamos na cidade...

Claro que contamos com inúmeras “caronas amigas” que sempre foram mais que bem vindas.Quantas vezes minhas “anjas” me levaram ao mercado só pra eu não ter que carregar peso...Quantas vezes ganhamos carona depois de uma festa, numa noite já bem fria... Gratidão é a palavra, como diria uma amiga carioca.

Mas morar em Hinna e ter uma vista escandalosamente bonita também tem seu preço.







Nosso endereço fica bem no alto de um morro e isso significa SUBIR À PÉ com as compras do mercado nas costas, literalmente. Sim, porque eu tinha que comprar pouca coisa de cada vez para que tudo coubesse dentro do meu mochilão, única forma de conseguir levar as coisas ladeiras acima. Fiquei até mais sarada nessa época! Rsrsrsr

Anyway, no Inverno tudo começou a ficar bem mais complicado. Já no Outono chovia o tempo todo e com a chegada do frio intenso, ficou desanimador fazer compras e ter que percorrer essa grande distância em subida. Estava decidido...Inverno chegando junto com os filhos. Tínhamos que providenciar um carro.

Sabíamos que um carro aqui custa caro, bem diferente da realidade que vivemos na Austrália, onde você pode ter carros fantásticos a preços inacreditavelmente baratos.

Nos informamos com amigos sobre documentos, custo de revisões e eventuais vistorias. Estabelecemos o valor máximo que gostaríamos de gastar e fomos à luta. A busca, assim como para alugar casa, foi pelo FINN.NO
http://www.finn.no/bil/

Como o site é em norueguês, se você não conseguir tradução, entre na seção BIL (que significa CARRO)
Separei mais de 30 opções de carros usados e percebi que teríamos que comprar um carro bem antiguinho e já rodado. 

Fazer o que? A gente dança conforme a música...

O que era importante? Que o carro estivesse em bom estado e com a vistoria que é válida por dois anos já feita. Soubemos que essas vistorias podem custar mais que o valor do carro no caso do carro precisar de reparos ou revisões muito grandes. E carro velho...nunca se sabe

Depois de muitos telefonemas de sondagem de preços e condições, qual não foi a minha surpresa? Acabamos comprando um carro em ótimo estado de uma brasileira – percebi logo pelo nome.

Ficamos muito satisfeitos com o Renault Mégane 2004  que nos serve muito bem até hoje. Únicas providências para fechar a compra: tivemos que trocar o dispositivo obrigatório de cobrança de pedágios (que fica no nome do proprietário do carro), ao custo de 300 NOKS  e fazer o seguro, também obrigatório, que não sai por menos de 2.000 NOKS. Os documentos novos do carro chegariam pelo correio. Aliás, isso me lembra que ainda não chegaram...

E o melhor...o carro já veio com pneus all season , que servem tanto para o Inverno como para as outras estações. Normalmente, todos os carros vêm com dois jogos de pneus e você tem que trocar quando entra o Inverno. São pneus especiais, que ajudam a não escorregar no gelo ou na neve. O nosso é só um jogo porque têm essa dupla função.



Ah sim! E todos os carros aqui já vem com ABS (anti blocking system), que é o mecanismo de segurança dos freios. E também com aquecimento, até nos assentos...indispensável!!! Só fico com saudades dos automáticos. Esse é beeeeem mecânico. rsrsrsrsr

Aí você pergunta: e pra dirigir na Noruega, a carteira brasileira serve? NÃO, não serve. Mas como eu também tinha a carteira australiana, fui até o Statens Veigvessen (tipo DETRAN daqui) e depois de deixar a minha licença australiana (eles não permitem que vc tenhas as duas), recebi uma licença provisória norueguesa de 3 meses.

Nesse período, eu poderia dirigir e me informar sobre as leis de trânsito locais até fazer um exame prático e receber a carteira de motorista definitiva, se passasse, claro!

Fique esperto,  se você tem uma carteira brasileira e vai precisar de uma norueguesa,  tem que fazer várias aulas e provas e isso custa “os olhos da cara”. Mais de 30.000 NOKS – perto de US$5.000.

No meu caso, só a prova prática seria necessária, já que a Austrália faz parte do seleto grupo de países com esse “privilégio”. E mesmo assim, gasta-se em torno de 15.000 a 20.000 NOKS entre inscrições a algumas aulas para nos informarmos sobre a sinalização e as leis locais de trânsito. 

É muito importante você saber como funciona tudo na época da escuridão e principalmente fazer o simulador de direção escorregadia. Quem vem do Brasil – ou da Austrália – não tem idéia de como o carro se comporta no gelo ou na neve e o que tem que ser feito pra evitar acidentes.


Segurança SEMPRE em primeiro lugar!

O resultado disso tudo foram inúmeros passeios com nossa filha,  porque nosso filho acabou não vindo...snif snif

Valeu! O carrinho tem se comportado muito bem e a gasolina dura uma eternidade. Pois é...carro a dieses aqui também é uma fortuna!




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