sábado, 21 de fevereiro de 2015

Economia no FRETEX

Em uma das minhas andanças com minha amiga Marilda, fui apresentada ao FRETEX, uma dessas lojas que vendem coisas de segunda mão em ótimo estado. Na Austrália, chamávamos de thrift shops ou opportunity shops (OP shops).

O Fretex é administrado pelo Salvation Army e me impressionou a quantidade e a variedade de itens que podemos encontrar ali. Desde louças inglesas,  prataria, móveis, luminárias, roupas, sapatos, bijuterias até acessórios de Inverno dentre muitos outros.





Pra mim, foi um grande achado. O Fretex tem lojas em vários lugares da cidade, mas a de Mariero é uma das melhores e fica bem pertinho de Hinna, onde moro. Virou “quintal da minha casa”  porque tudo que preciso, corro lá pra ver se encontro.

Por serem itens de segunda mão – muita gente não gosta de comprar coisas usadas – tudo é muito mais barato e faz toda a diferença num país caro como a Noruega. 

Algumas coisas são imprescindíveis aqui, porém caríssimas. Por exemplo: morar em Stavanger e não ter uma galocha de chuva é praticamente inadmissível! Aqui chove demais e todos tem galochas. Só que nas lojas, um par novo chega a custar mais que 1.000 NOKS (em torno de US$150)!!! Essa abaixo, eu comprei no FRETEX por 99NOKS (US$15).





Outra peça de vestuário que também não pode faltar: os fleeces, que são usados por baixo dos casacos no Inverno, as calças de caminhada impermeáveis ou aquelas de lycra mais grossa para ginástica e ainda os casacos impermeáveis chamados de corta-vento, com uma telinha por dentro e capuz. Eu quase congelava quando comecei a fazer trilhas por aqui, mesmo no Verão, por conta do vento intenso. Depois que você se prepara, vc dribla qualquer frio.
Comprei tudo no FRETEX em ótimo estado ainda e garanto que vou usar muito tempo.



Acima o fleece ( 70 coroas) e abaixo o casaco impermeável ( 50 coroas) e uma das calças de ginástica (50 coroas)




Foram inúmeras as aquisições: calcas jeans novinhas até com etiqueta, cachepots para plantas (5 coroas), pratos de cerâmica ( 50 coroas por 6 pratos), roupas e até um abajur e uma cúpula novinha (70 coroas)! 


Abaixo, o prato de cerâmica colorido e o abajour de leitura com cúpula estampada



Achei que o FRETEX merecia esse post porque muitas amigas daqui sequer haviam ouvido falar da loja. Os noruegueses são fãs e a loja vive cheia. Pra mim, além de servir pra encontrar o que preciso, também serve para eu me desfazer do que não uso mais ou não tenho onde colocar. Foi o caso quando cheguei aqui e me desfiz de várias coisas. Eles têm caixas para a doação de diferentes ítens do lado de fora das lojas.




Ah, e se o que você tiver for grande e pesado (tipo a estante novinha que doei), o FRETEX agenda e pega na sua casa.

No início do ano deixei no FRETEX duas caixas grandes de “desapego” rsrsrsr. Acho incrível a forma como eles restauram e reciclam tudo que recebem. 

E como a gente economiza comprando lá! Sem contar a sensação de estar ajudando a quem precisa. 

Dá uma passadinha lá pra conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário