quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Virando “RESIDENTE”

Julho/2014





A parte mais chata de mudar para um país que não é o seu é a burocracia para se tornar “LEGAL”.
Optei por vir para a Noruega como uma turista. Isso me dava o direito de permanecer aqui até no máximo 3 meses, tempo que eu teria para regularizar a minha situação como residente temporária, me reunindo ao meu marido que tem um visto de trabalho.

O que eu não sabia era que eu precisaria reconhecer  meus documentos no Brasil em diferentes estados (nasci num lugar e me casei em outro).  E eu não estava LÁ!  Sem contar a quantidade de papéis que precisei mandar traduzir para o inglês para apresentar na Imigração.

 Agendar uma data para apresentar os documentos é fácil. O difícil é interpretar as informações sobre a documentação no site: www.udi.no

Mas Deus é pai e mais uma vez, graças ao Facebook, uma grande amiga do Brasil me apresentou a um “anjo” que tem me ajudado muito, desde que cheguei.  Através dessa nova amiga, uma advogada que já reside na Noruega há muitos anos, recebi a indicação de um escritório de advocacia em Brasília que cuida de todos esses trâmites junto aos cartórios, Embaixada e Ministério das Relações exteriores. Foram eles que resolveram a minha vida e tornaram possível que eu apresentasse meus documentos em tempo hábil .

Aliás, pra todo brasileiro que chegar na Noruega, recomendo fortemente a leitura da CARTILHA DO BRASILEIRO RECÉM-CHEGADO NA NORUEGA. Trata-se de um excelente guia de utilidade pública, com dicas, informações e links que todo recém chegado precisa ter: https://www.google.no/webhp?sourceid=chrome-instant&rlz=1C1CHKB_pt-BRBR466BR466&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=cartilha%20do%20brasileiro%20na%20noruega

Entre digerir as informações do site www.udi.no, enviar meus originais para o escritório de Brasília, aguardar a legalização e o retorno, apresentar os documentos completos na Imigração e aguardar a aprovação do visto de residência, levei mais ou menos um mês.

E mais uma dica. Não mandem nada pelo correio normal. Procurem, sempre que possível, utilizar os serviços da DHL, muito mais seguro e rápido. Os correios daqui perderam documentos importantes do meu marido que precisavam chegar a Austrália. Mesmo mandando tudo registrado e com tracking number nunca mais tivemos notícia dos documentos.

E last, but not least só mandem traduzir seus documentos depois de certificados, pois todos os carimbos também devem ser traduzidos para que os documentos tenham validade. E não esqueçam de contratarem os serviços de tradutores juramentados.


Tudo é aprendizado! Mas enfim, deu tudo certo e com a carteirinha de residente na mão, eu finalmente virei “GENTE” na Noruega! rsrsrsr

2 comentários: