domingo, 25 de janeiro de 2015

Chegando em Terras Vikings




Depois de quase 7 meses da minha chegada e pra lá de enferrujada (não escrevo há mais de um ano), aqui vai o meu primeiro post do novo blog. 

Pra quem não sabe, meu blog anterior era www.monicaemperth.blogspot.com, da época maravilhosa que vivi na Austrália.

Mas tudo bem, prometo que aos poucos, vou contando nossas experiências em terras escandinavas e colocando o assunto em dia.

Stavanger e o início do Verão me receberam no dia 31 de maio de 2014.

O avião chegou à tarde, por volta das 17 horas, sobrevoando uma paisagem que encheu meus olhos. Os fiordes, ah...os famosos fiordes! Belíssimos, entre montanhas majestosas de pura rocha.  Definitivamente uma visão!

Já em solo norueguês, fiquei feliz quando me deparei com um aeroporto pequeno, até intimista, fácil de localizar tudo que precisava.  

Por “ordem” do meu marido corri ao Freeshop para comprar bebidas. É impressionante como ninguém sai dali sem esgotar seu limite de compras em álcool. Depois fui entender por que. Os preços dos “spirits”  aqui podem ser desanimadores (ou desafiadores?).  E é mesmo proposital já que há alguns anos, havia um sério problema de alcoolismo na Noruega.

Vinhos adquiridos, já que ninguém é de ferro, peguei minhas malas gigantes e reencontrei meu marido, que me aguardava com flores e um carro alugado pra gente passear...UHUUUU

O primeiro lugar que fomos é um dos principais pontos turísticos de Stavanger: o Sverd i Fjell - Morro das espadas. É um monumento comemorativo que fica no  Hafrsfjord e foi criado pelo escultor Fritz Røed, de uma cidadezinha chamada Bryne. As espadas foram inauguradas pelo rei Olav V. Eles comemoravam a histórica batalha do Hafrsfjord, que ocorreu ali mesmo no ano de 872, quando o rei Harald Fairhair finalmente unificou a Noruega sob uma única coroa. A espada maior representa o vitorioso rei Harald e as duas menores os dois outros reis vencidos. É um monumento à PAZ, já que as espadas estão plantadas na rocha, de onde nunca mais deverão ser removidas.










As espadas parecem maiores do que realmente são, mas o lugar tem uma energia toda especial e com certeza foi o meu cartão de boas vindas.

Dali,  passamos por Madla e seguimos em direção ao Centro de Stavanger. E eu...tentando ler as placas, mas o choque com a língua foi instantâneo. No início, nenhuma palavra parecia fazer sentido. Bem, é claro que ainda não fazem, rsrsrsr mas já melhorou bastante. 

As palavras são longas porque eles juntam várias palavras em uma só e algumas letras e sinais são bem diferentes dos nossos. E a forma como se lê...nem se fala! 

É galera .... "bora" aprender norueguês!




Fomos pra casa deixar as malas e conhecer o meu primeiro e breve pouso.O apartamento era bem central, na Kortegata, próximo ao coração da cidade – Stavanger Sentrum.  Como no Verão há luz do dia até 23h30min, tivemos tempo de sobra pra assentar as coisas em casa e sair pra passear à pé. Abaixo, a vista dos telhados típicos do Centro e os arredores da nossa primeira casa.




Lembro que achei a cidade uma graça. O centrinho é super charmoso e mais parece um vilarejo chic. Tudo é bem tradicional:  casinhas de madeira, brancas e coloridas, ruas de paralelepípedo, jardineira com flores, jardins bem cuidados, uma catedral com fachada medieval, grifes modernas que se misturam as lojinhas locais, restaurantes e cafés aconchegantes com mesas e cadeiras com peles e mantas nas calçadas.








Ah, e um lindo lago bem no Centro da cidade, onde vi pela primeira vez as maiores gaivotas da minha vida. E olha que eu achava as gaivotas da Austrália bem parrudas e abusadas. As daqui, além de muito maiores, são ainda mais topetudas!







Caminhando ainda (tudo é tão pertinho),  chegamos no famoso porto de Stavanger, o SKAGEN, como dizem por aqui. Que graça de lugar, era exatamente como eu imaginava as pequenas cidades escandinavas. Muitas casinhas de madeira coloridas margeando a entrada do mar, que antes serviam de depósito para as cargas dos pesqueiros e hoje foram transformadas em  hotéis, restaurantes, cafés,  pubs e lojinhas de souvenirs.  

Eu fiquei encantada. E até hoje me encanto, é uma paisagem que nunca vai me cansar.





Fechamos a noite (ainda de dia) tomando uma cerveja num pub australiano do skagen, em pleno Verão e com aquecedores em volta da mesa.  Uma das poucas cervejas que tomei fora de casa...Mas tava valendo, afinal...era o meu primeiro dia  na Noruega!'



E abaixo, pra quem se interessa, um pouquinho da história de Stavanger:

Stavanger é uma comuna e cidade da Noruega, com 71 km² de área e mais de 130 mil habitantes. Historicamente é uma cidade pesqueira e industrial, uma vez que a partir da década de 1970 tornou-se a capital norueguesa do petróleo e as atividades relacionadas à extração no mesmo no Mar do Norte tornou-se o principal setor econômico da cidade. Graças ao extrativismo mineral, Stavanger é a cidade com menor índice de desemprego em toda a Europa e sede do Museu Norueguês do Petróleo.

2 comentários:

  1. Pub Australiano? Nao diga que ate tem Australianos por ai, preferindo o frio ao calor?

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou adorando... Beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir