terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Domingo, dia de Igreja e ...Museu

Junho/2014


Pois é, tivemos que devolver o carro alugado...acabou-se o que era doce.  Agora, só à pé mesmo ou uma ótima oportunidade para começar a experimentar o transporte público local.

Acordei com os sinos da Catedral  badalando e quem sabe me chamando, senão pra uma missa, talvez pra uma visita.  

Pesquisei e descobri que 76,1% da população da Noruega é de luteranos evangélicos, seguidos pelos católicos.

A Catedral  de Stavanger é a mais antiga de toda a Noruega. Sua construção teve início em 1100 e terminou em 1150. Sua arquitetura, inicialmente românica, sofreu mudanças para a arquitetura gótica depois de um incêndio em 1272, quando a catedral teve que ser renovada. 



O interior da basílica é majestoso, com imensas paredes de pedra e destaques especiais para o coro gótico, a fonte de pedra,  o púlpito barroco e os vitrais com cenas do Novo Testamento.







Bem, românica ou gótica, tenho a dizer que ela é LINDA! Parece saída de um daqueles filmes medievais de cavaleiros e princesas que se encontram furtivamente na igreja, resguardando um amor proibido.  Vale a visita, vale uma oração.

Ah, mas a entrada é paga...como tudo aqui na Noruega!

Serpenteamos mais um pouquinho pelo miolo do SENTRUM, vendo as lojinhas e os cafés.



Passadinha em casa e pé na rua de novo. Quando nos demos conta, estávamos novamente no porto, ao lado do Museu de Petróleo.




Não sei se vocês sabem, mas Stavanger é considerada hoje, o Centro da Indústria de Petróleo na Noruega ou ainda,  a Capital europeia do petróleo, que  aliás, foi o que nos trouxe pra cá. Fazemos parte dos 20,2% dos imigrantes que trabalham neste segmento de O&G.  Stavanger deve seu crescimento ao Petróleo, com o boom ocorrido no final do século XX e princípio do séc. XXI.

Como eu estava com o “melhor guia ever” pra visitar esse museu, tratei de aproveitar a oportunidade. Sério, esse programa é imperdível. Uma super chance de entender todos os processos  e equipamentos desenvolvidos e utilizados nessa indústria que move o mundo.  

É bacana até pra criancinhas, com filmes didáticos e espaços interativos.  De ROVs, passando por plataformas, árvores de Natal e risers, a gente aprende de tudo um pouco!








Cansados de programas indoor, caminhamos  pelo porto e fechamos o Domingo bem ao estilo norueguês...num bar do skagen, “lagarteando ao sol” e refrescando a garganta com uma Hansa, uma das melhores cervejas norueguesas ever. SKAL!!!  ( o A tem uma bolinha em cima, rsrsrsr)










3 comentários:

  1. Puxa, pagar para entrar numa igreja!! O Museu do Petroleo deve ser mesmo interessante, pois senao se trabalha na area uma pessoa nao sabe mesmo como funciona...

    ResponderExcluir
  2. Puxa, pagar para entrar numa igreja!! O Museu do Petroleo deve ser mesmo interessante, pois senao se trabalha na area uma pessoa nao sabe mesmo como funciona...

    ResponderExcluir
  3. Aqui até o banheiro público é pago! rsrsrs Beijos Sami!

    ResponderExcluir