quarta-feira, 18 de março de 2015

Escuridão sim, mas com muito brilho, segurança e responsabilidade.


Abaixo, segue a matéria que escrevi pra Revista brasileira Plurale, de Sustentabilidade, sobre o período de escuridão na Noruega: http://www.plurale.com.br/site/revista-digital.php

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem aterrissa em solo viking no Verão,  quando o sol nasce às 5 da manhã e só se põe às 23h30min, tudo parece uma festa!  Mas os meses vão passando e quando chega Novembro a gente se dá conta que o dia ficou curtinho - é o tal período da “Escuridão”, que só vai acabar no final de Fevereiro. Até então, o sol nasce às 9 horas e se põe entre 15 e 16 horas aqui em Stavanger, à sudoeste da Noruega.


Da janela da minha sala


               
Por isso, os noruegueses se preparam com bastante antecedência para os meses de chuva, neve e pouca luz. Já no Outono comecei e ver a movimentação. As pessoas estocam lenha para as lareiras, tomam muita vitamina D e ômega 3 para evitar a depressão causada pela ausência prolongada da luz do sol, trocam os pneus do carro pelo jogo próprio para neve e gelo e compram muito líquido anti congelante para os para-brisas dos carros e as caçambas de sal são abastecidas (para descongelar o gelo das estradas e ruas).



Além disso, existem campanhas de segurança para fazermos uso de roupas e acessórios reflexivos. Não importa se está escuro, chovendo ou nevando, os noruegueses mantém a sua rotina normalmente.

Nada disso é problema desde que observadas as “regras do Inverno”: se você é um ciclista, muita luz na retaguarda e capas reflexivas para as mochilas. Se gosta de correr, caminhar ou mesmo se está na rua, utilize sempre as pulseiras e tornozeleiras  reflexivas e ainda os acessórios reflexivos afixados nas mochilas. Já para as crianças que saem pela manhã das escolas pra tomar frisk luft (ar fresco) nos parques, é obrigatório o uso dos coletes. Eles parecem uns bonequinhos!








O  mesmo acontece com os trabalhadores de rua, todos com roupas especiais para o frio e coletes reflexivos para se tornarem bem visíveis a qualquer hora do dia.

É bem verdade que no Inverno temos tendência a hibernar, principalmente nas casas norueguesas, lindos chalezinhos de madeira,  bem equipados com aquecedores e lareiras pra driblar o frio. Dá vontade de ler todos os livros pendentes e assistir a todas as séries de TV, acompanhadas de chocolate quente e guloseimas  pecaminosas.


Mas a vida segue lá fora...mesmo com os temporais, nevascas, fortes ventos e  breves e raras aparições do astro rei. 

O espírito de luta e força do povo norueguês é um exemplo  para todos os imigrantes. Apesar de toda a escuridão, quem não se sente iluminado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário