sexta-feira, 13 de março de 2015

Bergen e Norway in a nutshell




Há tempos estávamos pra fazer uma viagem para conhecer a tão falada Bergen, a segunda maior cidade da Noruega depois da capital Oslo, e que como Stavanger, é também uma cidade portuária, ponto de parada de inúmeros Cruzeiros dos mares do Norte da Europa. 

Aproveitamos a visita da nossa filha,  Isadora, que veio passar um mês conosco e decidimos testar o carro que havíamos comprado nessa viagem pra Bergen.

Bergen, que está cercada por sete montanhas,  é conhecida como a cidade que mais chove em toda a Noruega. Portanto, esperar por dias ensolarados é pura perda de tempo. Pegue um dia qualquer e hit the Road!!!

A estrada em si, já é um passeio delicioso. Primeiro pela própria beleza das paisagens e depois porque é uma viagem de terra e mar, já que de Stavanger até lá, temos que pegar 2 ferry boats: o primeiro é o Mortavika - Arsvagen, 25 minutos de travessia, bem rapidinho, mas um linda vista. O segundo é o Sandvikvag – Ferjekai, cuja viagem dura 45 minutos. Dá tempo até pra almoçar dentro do ferry. Lembre-se de preparar o bolso pra pagar as travessias. Para 3 pessoas, 2 travessias, não saem por menos de 500 coroas, em torno de US$70. A viagem leva umas 5/6 horas, dependendo das condições do tempo. Nós pegamos as 4 estações em um dia, o que é bem comum por aqui.



Abaixo, foto de um dos ferries




Chegando ao Centro de Bergen, deixamos nossas malas no hotel e fomos procurar um estacionamento pra deixar o carro por 3 dias. Nossa, foi muito caro, lembro que pagamos em torno de 800 coroas!  Mas não tinha jeito...

Aproveitamos o resto da tarde pra jantar e dar uma volta pela cidade. Aliás, uma bela cidade, bem aos moldes europeus e muito maior e mais barata que Stavanger, com inúmeras opções de restaurantes. 





Também fomos à pé até a estação de trem comprar nossos bilhetes para um tour no dia seguinte: o famoso “Norway in a nutshell”.  Se preferir, esse tour também pode ser adquirido na Fjord Tours.



Esse  é um dos mais conhecidos passeios da Noruega. Você pode sair tanto de Bergen como de Oslo e fazer o mesmo percurso. Existe a opção do Day tour, que foi a que fizemos ou pernoitar em Flam e fazer a viagem em duas etapas.  O valor de 1.145 coroas por pessoa (mais ou menos US$180)  inclui apenas o transporte  do percurso Bergen/ Voss/Myrdal – feitos de trem,  Myrdal/Flam, de barco e Flam/Bergen de trem novamente.



No barco




Trem


Na estrada





Como havia muita neve no dia da nossa viagem, tivemos que fazer Voss/Myrdal de ônibus, mas deu tudo certo no final. Eles têm tudo bem planejado já prevendo  as nevascas, muito comuns nessa época.



A viagem é longa, mas vale à pena qualquer sacrifício. Saímos de Bergen às 8h40min e voltamos perto das 20 horas.

Talvez eu não consiga descrever tudo que vimos, mas acredito que as fotos possam transmitir o que sentimos nessa paisagem de “cinema”. Tudo absolutamente inédito pra quem não está habituado a uma natureza gelada, branca e silenciosa . 











E sabe que demos muita sorte?  Quase não pegamos chuva no percurso e em alguns momentos, o sol até deu o ar da graça pra colorir nossas fotos! 




Minha filha, que nunca tinha visto neve na vida, teve a chance de desfrutar do verdadeiro cenário de Frozen!




Flam merece um destaque especial nesse tour, que tem seu ponto alto quando embarcamos num ferry no Fiorde de Gudvangen rumo ao  pequenino vilarejo, incrustado num lindo vale no meio das montanhas, no Aurlandsfjorden.  







Esse percurso feito de barco é indescritível. As águas do fiorde pareciam um espelho e mesmo num frio extremo que congelava nossos ossos, conseguimos ficar um pouco no convés pra registrar o que vimos.













Flam foi onde nos demoramos mais e tivemos tempo pra dar uma volta na cidadezinha, tomar um chocolate quente e ainda brincar na neve. Momentos impagáveis!

















O que mais emociona é viajar dentro da rusticidade da natureza e pode sentir o Inverno na sua plenitude. Lindo de se ver, lindo de perceber.





Chegamos exaustos, o corpo cansado, mas a alma feliz!


Tínhamos mais um dia em Bergen e logo que amanheceu fomos caminhar e conhecer a cidade, apesar da chuva, que quase não deu trégua.

Passamos pelo Porto de Bryggen, cheio de casinhas de madeira multicoloridas que abrigam lojinhas de souvenirs e bares e restaurantes. Essa parte de Bergen é um cenário à parte, já que remonta a arquitetura antiga da época da Liga Hanseátical e representa o que restou do incêndio de 1702. Esse pedacinho de história passou a integrar a lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1979.






Abaixo, foto das casinhas à noite, refletindo as luzes no mar



Dali, caminhamos até o funicular que nos leva em 6 minutos ao topo do Monte Floyen, a 300 metros de altura e de onde se tem uma vista completa da cidade.






Acima encontro com o Troll e abaixo, lojinha de souvenirs 



Na volta, para nos abrigar do frio e da chuva incessante, fizemos uma parada no tradicional Starbucks pra saborear um chocolate quente porque ninguém é de ferro. Eu sentia os meus pés e mãos congelados por mais protegidos que estivessem. Bergen é muuuuuuuuito frio! 




Essa época do ano traz paisagens sensacionais, mas nos impossibilitou de ver o mercado de peixes, que não fica montado no Inverno e onde se pode provar a linguiça de rena ou a carne de baleia defumada...Mas não se pode ter tudo!




E apesar da temperatura desanimadora para os passeios à pé, eu e Isa ainda conseguimos dar uma volta entre as charmosas casinhas das ruas Knosesmauet, St. Hansstredet e Kajellersmauet, que já exibiam o melhor de sua decoração de Natal.





Mas já era hora de voltarmos a Stavanger em mais um dia de viagem de carro. No caminho de volta, por curiosidade, decidimos parar numa igreja de arquitetura peculiar, que ilustra vários cartões postais de Bergen, a Stavkirke, uma réplica de uma outra igreja de 1150, que foi destruída. 





Acredito que seja um tipo de construção muito característica da Noruega porque tivemos a oportunidade de ver uma igreja igual a essa em Oslo, no Huset Museum. 

Pois bem, no meio de um bosque de árvores já desnudas pelo Inverno, lá estava ela...




E assim terminou o nosso tour, no lugar certo para agradecer  por todas as maravilhas que pudemos testemunhar.  Como dizem por aí: “VIAJAR É TROCAR A ROUPA DA ALMA!”. Definitivamente, renovamos o guarda-roupa! rsrsrsr






2 comentários:

  1. Sensacional essa experiência!! Me senti em Frozen e amei o Troll!
    Senti o friiiio daqui!
    Beijos congelados,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mônica. Tudo bem? Vou para Bergen em dezembro, e vi que você também foi nessa época. Sabe me dizer que horas costuma anoitecer por lá? Tenho medo de pegar o trecho do fiorde já no escuro. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir