sexta-feira, 10 de abril de 2015

Paradis e Godalen, lindas paisagens em novas caminhadas



Me lembro da primeira vez que caminhei em Paradis. Eu tinha acabado de chegar em Stavanger e à tardinha, quando Ramírez voltava do trabalho, saíamos para explorar as redondezas, já que no Verão, o por do sol é bem tardio, só lá pelas 23 horas. 




Morávamos bem pertinho do Centro e ficava fácil chegar a Paradis, que faz parte dos bairros de   Vålandskogen e Storhaug.

O que eu não podia imaginar era que eu voltaria ao mesmo lugar, quase um ano depois, pelo lado oposto da cidade, caminhando mais de uma hora de Hinna até lá. Dessa vez, aproveitando o tímido sol da Primavera, que começou a despontar.



Seguindo sempre pela trilha de Vaulen que leva até o Centro, passamos obrigatoriamente por Paradis, que é na verdade uma grande Marina e um bairro abençoado por sua beleza e localização privilegiada.





Cruzando Paradis, me deparei com um dos lugares mais bonitos de Stavanger. Eu não sei como dizer isso sem parecer meio fúnebre, mas me refiro ao Cemitério Central, que é também passagem para muitas pessoas que como eu, percorrem as inúmeras trilhas da cidade.



Esse cemitério é enorme e muito bem cuidado. Vejam que curioso esses bancos que são colocados em frente aos túmulos para que os visitantes tenham o “seu” momento de paz e oração junto aos entes queridos que se foram.  Achei uma ótima idéia!



Nesse dia, minha trilha terminou no Centro, onde tomei o ônibus de volta pra casa.

Mas tem um outro caminho lindo que pode ser percorrido se você continuar de Paradis até o Centro pela orla. Primeiro passei pelo parque de diversões Tivoli, que me lembrou minha infância, com o colorido dos brinquedos contrastando com o azul do céu.




Cruzei a ponte acompanhando o caminho do mar...




Cheguei até a praia de Godalen e segui em frente passando por Ramsvik, Breidvika, Storhaug até chegar do outro lado da cidade, próximo da Escola de norueguês Johannes. 










Não acreditei o quanto eu havia andado! 





Nesse dia peguei chuva, sol e granizo pelo caminho, mas essas surpresas sempre deixam o passeio ainda mais interessante e as paisagens ainda mais bonitas!



2 comentários:

  1. Belas fotos Monica. Algumas fazem lembrar as zonas junto ao rio aqui em Perth.
    Aqui no norte, tem o Pinnaroo Memorial Cemetery, que e tambem um local lindo para se passear com lagos, kangaroos, belos relvados e flores.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui nesse cemitério! rsrsrsr Que bom...Beijos querida!

    ResponderExcluir